Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Seagate emprega nova tecnologia capaz de produzir discos rígidos de até 60TB

O setor de armazenamento para computadores é uma área que, de certa forma, tem permanecido inerte nos últimos cinco anos. Houve algumas evoluções interessantes, como o surgimento das unidades de estado sólido (SSD), mas o preço ainda continua distante de ser acessível em comparação com os discos rígidos tradicionais.
Venturosamente, porém, a fabricante Seagate acaba de anunciar um grande avanço que garante ganhos incríveis no espaço de armazenamento para a próxima década, indicando que os discos rígidos podem viver mais tempo do que o previsto

imagem


O feito da empresa foi atingir uma densidade de dados histórica usando a tecnologia de última geração Heat-assisted Magnetic Recording (HAMR), que consegue registrar dados magneticamente em mídias de alta sensibilidade usando laser para aquecer o material do disco. Fazendo isso, o campo magnético se intensifica, e é possível gravar muito mais bits na mesma área.

A tecnologia dos discos rígidos atuais, de gravação magnética perpendicular (PMR), é usada para gravar o espectro de dados digitalizados em cada disco a 620 gigabytes por polegada, permitindo capacidades de até 4TB em unidades de 3,5 polegadas.

Usando técnicas da recente tecnologia HAMR, a Seagate atingiu a densidade de armazenamento de 1 terabit por polegada quadrada, possibilitando dobrar a atual capacidade dos discos rígidos e chegar a capacidades extraordinárias de até 60 terabytes nos próximos 10 anos. Para se ter idéia, 1 terabit é equivalente a 1 trilhão de bits; número maior do que a quantidade de estrelas da Via Láctea (200 a 400 bilhões).

A tecnologia oferece uma escala de crescimento da capacidade nunca antes possível, com um limite de densidade teórica de área variando de 5 a 10 terabits por polegada quadrada, ou seja, 30TB e 60TB para drives de 3,5 polegadas, e 10TB e 20TB para unidades de 2,5 polegadas. Adotando o HAMR, a Seagate garante que os HDs efetivamente continuarão a desempenhar um papel importante no mercado de armazenamento na próxima década.

Fonte: Pontuaki
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
* Comente este artigo que acabou de ler.
* Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
* Obrigado por sua visita e volte sempre.

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. In Game G1 - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger